Em alta, Deola está sendo preparado para repetir a trajetória de Marcos
Titular do Palmeiras há 16 jogos, desde que Marcos se machucou, goleiro vai seguindo caminho parecido ao do ídolo, que desbancou Velloso em 1999
Marcos ainda é considerado o dono absoluto da posição, mas a boa fase de Deola aponta que o substituto pode em breve ganhar a vaga no Palmeiras. Aproveitando bem a oportunidade recebida com a contusão do titular, Deola vai repetindo no clube uma trajetória que o próprio Marcos teve 11 anos atrás. Satisfeito com as atuações do goleiro, o técnico Luiz Felipe Scolari admite que Deola está sendo preparado para assumir a camisa 1.
Em 1999, Marcos entrou no lugar de Velloso, que se machucou na época. O então camisa 12 brilhou durante o título palmeirense na Taça Libertadores e não saiu mais da equipe. Sem espaço, Velloso acabou negociado com o Atlético-MG. Mas Felipão lembra que o trabalho de preparação com o goleiro começou no ano anterior.
- O trabalho com o Marcos foi feito gradativamente. O Velloso ganhava muito bem e foi entendido com a direção que ele poderia sair, já que tinha um salário alto e outros clubes estavam interessados. Então, o Marcos foi jogar a Copa Mercosul (em 1998) para estar pronto quando fosse assumir. Está sendo feito mais ou menos a mesma coisa com o Deola, ele está jogando a Sul-Americana agora. A diferença é que o Marcão não vai sair - comparou o comandante alviverde.
Aos 27 anos, Deola está tendo a grande chance de sua carreira. O goleiro está no clube desde 1999, mas já foi emprestado para Guarani, Juventus, Grêmio Barueri e Sertãozinho nesse período. Após a contusão no joelho de Marcos (na derrota para o Cruzeiro, por 3 a 2, no dia 5 de setembro), o camisa 22 foi titular nas 16 partidas do time. Antes dele, Diego Cavalieri chegou a ser cogitado como o sucessor de Marcos, em 2008, mas o titular mostrou que ainda tinha muito lenha para queimar, e Cavalieri acabou vendido para o Liverpool-ING.
A boa sequência atual fez Deola ganhar a confiança da comissão técnica. Mas apesar do ótimo desempenho, o próprio goleiro diz que deve voltar para o banco de reservas assim que Marcos se recuperar.
- É importante essa sequência de jogos que eu tive, consegui ajudar o Palmeiras nos momentos que fui requisitado. Agora com o Marcos já se recuperando, o lugar está todo disponível para ele. A partir do momento que o Felipão achar que ele está pronto para voltar, o lugar é dele, sempre foi e sempre será. Estou só esquentando o lugarzinho para ele voltar - disse Deola, em entrevista ao site oficial do Verdão.
Nesta quinta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba, Deola será titular novamente. Existe a possibilidade de Marcos voltar a ser relacionado diante do Guarani, domingo, na Arena Barueri. Aos 37 anos, o ídolo palmeirense ainda mostra a qualidade de antigamente e já provou que continua atuando em alto nível mesmo depois de constusões. Porém, sofre com os problemas físicos. Na reta final do Brasileirão deste ano e na temporada de 2011, sempre que estiver em condições de atuar, Marcos é presença certa na equipe. No entanto, Felipão sabe que os serviços de Deola podem ser requisitados cada vez com mais frequência.
- Estamos fazendo um trabalho de recuperação para colocar o Marcão em campo, e já pensando no ano que vem também. Se ele não puder estar 100% em todos os jogos, que esteja bem para atuar em pelo menos 50% dos jogos - afirmou Scolari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário